Processo de destilação

Na destilaria, as folhas de eucalipto são colocadas nas dornas, sobre as caldeiras, onde serão cozidas, e no processo de destilação, é liberado o vapor. Ao passar pelo condensador, o vapor se transforma em óleo e água, onde o óleo é separado e retirado para o envase de uma em uma hora. Finalmente o produto está pronto para comercialização, é o chamado óleo essencial de eucalipto. Ele é armazenado em tambores padronizados e próprios para a exportação.

Reciclagem do material orgânico

Já sem o óleo, as folhas são recicladas e aproveitadas no processo de geração de energia própria, mantido pela usina. Esse processo não causa impacto ao meio ambiente.

Controle de qualidade

Essa é a última etapa do processo. Nos laboratórios da Destilaria
Meneghetti são analisadas inúmeras amostras do produto, desde a viscosidade, transparência e pureza do eucalipto. Afinal, é preciso manter todas as qualidades do óleo, 100% natural, produzido há quase duas décadas pela mesma família.

Variedades do eucalipto

Das folhas dessas incontáveis árvores, saem às essências voláteis que perfumam e produzem variados efeitos balsâmicos e terapêuticos. São três variedades diferentes cultivadas nas florestas da destilaria: Citriodora (85%), Globulos (10%) e Staigeriana (5%) as porcentagens são referentes ao volume total da produção.

Aproximadamente 50% da produção é destinada a exportação

É dessas florestas de São João do Paraíso que sai um dos melhores óleos essenciais do mundo, exportado para clientes nos países da Europa (Inglaterra, Alemanha, França e Espanha entre outros).